Livro infantil "Mar" distinguido em Bolonha

O livro "Mar", escrito por Ricardo Henriques e ilustrado por André Letria, recebeu uma menção especial nos prémios da Feira do Livro Infantil e Juvenil de Bolonha, em Itália, que decorrerá em março, revelou hoje o ilustrador e editor.
Publicado a
Atualizado a

"Mar", publicado em 2012 em Portugal pela editora Pato Lógico, recebe uma menção na categoria "Não Ficção" e será uma das obras em destaque na feira - a mais importante a nível internacional dedicada ao livro para a infância e juventude - marcada de 24 a 27 de março.

Com texto de Ricardo Henriques e ilustração de André Letria, "Mar" é apresentado pelos autores como um "atividário", um livro que propõe atividades e um abecedário sempre em torno de temas relacionados com os oceanos.

No livro os dois autores explicam quem foi Darwin, o que foram os Descobrimentos, o que significa naupatia, o que é um escafandro e uma escotilha, uma jamanta e um quepe, tudo com ilustrações em tons de azul e preto e com sugestões de atividades (como fazer um barco de papel, um periscópio ou um chapéu de pirata).

"Mar", que vai ser editado em Itália e no Brasil, valeu a André Letria uma menção no Prémio Nacional de Ilustração, conquistou o Prémio Junceda Ibéria 2013 e a distinção de "Melhor Design" em infantojuvenil dos Prémios LER/Booktailors.

Em declarações à agência Lusa, André Letria, ilustrador e editor, considerou que esta menção é "um reconhecimento por parte de pessoas do meio [do livro infantil e juvenil] que dará uma enorme visibilidade" ao livro.

A Feira do Livro Infantil e Juvenil de Bolonha, criada em 1964 como um espaço de compra e venda de direitos de livros, mas também de exposições de ilustração, distingue os melhores livros editado em todo o mundo em quatro categorias: "Ficção", "Não Ficção", "Novos horizontes" e "Primeira obra", às quais se junta um prémio para livros e aplicações em digital.

Anualmente, as obras vencedoras e as menções têm um destaque central na feira e estão à venda numa das principais livrarias da cidade, a Giannino Stopanni, dedicada em exclusivo à literatura para a infância e juventude.

"É uma ajuda na divulgação na feira até pelos contactos que se podem fazer. Muitas pessoas que passam por lá vão ver o livro e ajuda a divulgação, tendo em conta que a Pato Lógico é uma editora pequena e ainda com poucos livros", referiu André.

No final deste ano "Mar" será editado em formato digital e a Pato Lógico está a preparar outros livros num registo de "atividário", a revelar na Feira de Bolonha: "Abril", com texto de José Jorge Letria, e "Futuro", nova parceria com Ricardo Henriques.

Em 2013, a feira atribuiu uma menção ao livro "A ilha", de João Gomes de Abreu e Yara Kono, da editora Planeta Tangerina, na categoria "Primeira obra".

Este ano, o Brasil é o país convidado da feira, dois anos depois de Portugal.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt